Páginas

Como fazer um bom Bolo...


Se tem uma coisa que eu não sou muito boa na cozinha é com doces. Sei fazer bombons, pavê, brigadeiro, mas com o Bolo é raridade quando dá certo. Mas como hoje encontramos praticamente TUDO na internet, eu fui buscar uma ajudinha para fazer bolos fofos e bons! Achei algumas #dicas e gostaria de compartilhar com vocês. Vou testar e assim que testar coloco a foto do bolo! Ok?!

A primeira dica é que "cozinheira de mão cheia" só serve para comida salgada, de repente você gosta de ir acrescentando as coisas e ver se está ficando bom, mas com a comida doce não funciona muito, as medidas precisam ser mais exatas para o bolo não ficar empatumado ou mole rsrs.

Antes de começar

  • Leia atentamente a receita e verifique que tenha os equipamentos e ingredientes necessários, na quantidade necessária. Se na cozinha salgada, podemos trocar um ingrediente que faltou sem grandes problemas, o mesmo não se aplica aqui. Confeitaria é exatidão.
  •  Pré-aqueça o forno na temperatura indicada na receita. Se só disser “fogo médio”, significa que deve ser aquecido a 180oC. Nunca coloque o fogo no máximo, achando que assim vai aquecer mais rápido, pensando em diminuir depois de pôr o bolo lá dentro.
  •  Use tudo em temperatura ambiente: manteiga, líquidos, ovos, etc.
  •  Nunca guarde o fermento na geladeira ou noutro ambiente úmido. Para assegurar que ainda esteja bom, coloque uma colher de sopa num copo d’água morna e veja se borbulha. Se não, descarte.
Durante o Preparo

  • SEMPRE deixe o fermento para o final – ele começa a agir imediatamente após entrar em contato com umidade. Por isso, só agregue-o quando o bolo for para o forno. Caso contrário, quando começar a assar, o efeito do fermento já terá dissipado. E nada de pôr fermento e só aí ir untar a forma!
  • No forno - não abra o forno nos primeiros 15 minutos e só espete um palito quando achar que o bolo está cozido. Antes, o gás gerado pelo fermento pode escapar pelo buraquinho e afundar seu bolo. Se achar que está muito corado e ainda cru no centro, cubra-o com papel alumínio e siga assando em fogo baixo.
Depois de Assado
  • Retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco na própria forma, para firmar.
  • Quando estiver morno suficiente para tocá-lo sem se queimar, passe uma faca de mesa nos lados da forma, para soltar as laterais. Sacuda delicadamente a assadeira, procurando soltar o bolo do fundo.
  • Vire a assadeira sobre o prato em que vai servir o bolo. Para não grudar na louça, polvilhe açúcar de confeiteiro no fundo do prato. Bom apetite!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger